NOVIDADE 🤩📲 SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP: https://alanweslley.com.br/6yrc
A Microsoft anunciou recentemente o cancelamento de um novo MMORPG em desenvolvimento pela ZeniMax Online Studios, estúdio responsável por The Elder Scrolls Online. O projeto, conhecido pelo codinome Blackbird, estava em produção há cerca de sete anos, desde 2018, e foi suspenso em meio a uma grande onda de demissões na empresa, que afetou milhares de funcionários na divisão Xbox e no estúdio ZeniMax. Essa decisão impactou diretamente membros chave da equipe, muitos dos quais foram desligados e expressaram sua frustração publicamente nas redes sociais e plataformas profissionais[1][2][3].
A ZeniMax Online Studios é reconhecida por manter e expandir The Elder Scrolls Online, um dos MMORPGs mais populares e duradouros do mercado, mas o cancelamento do Blackbird representa um golpe significativo para os planos futuros do estúdio. O presidente da ZeniMax Online, Matt Firor, anunciou sua saída da empresa após 18 anos, entregando o comando ao novo chefe Jo Burba, que terá a missão de conduzir o estúdio durante esse período desafiador e focar nos projetos remanescentes, especialmente The Elder Scrolls Online[4].
O contexto dessas demissões e cancelamentos está ligado às recentes estratégias da Microsoft para reestruturar sua divisão de jogos, visando reduzir custos e ajustar seu portfólio diante de um ambiente competitivo e mudanças no mercado de jogos online. Segundo Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, as mudanças são duras, mas necessárias para garantir a saúde e o crescimento futuro da plataforma Xbox[2].
Além do Blackbird, outro título afetado foi o Everwild da Rare, que também foi cancelado após múltiplas reformulações em seu desenvolvimento. Isso evidencia uma tendência preocupante para os fãs dos grandes estúdios sob o guarda-chuva da Microsoft, que tem causado inquietação entre jogadores e profissionais da indústria[2].
Embora o cancelamento provoque preocupação, há quem veja um lado positivo, pois o foco da ZeniMax poderá voltar integralmente para The Elder Scrolls Online, potencialmente reforçando o suporte e o desenvolvimento desse jogo que já é um sucesso consolidado. No entanto, a redução significativa da equipe pode impactar a velocidade e a qualidade das atualizações futuras[3].
Em resumo, o cenário atual da ZeniMax Online Studios e do Xbox reflete uma fase de tensão e incertezas no segmento de MMORPGs, influenciada pelas decisões estratégicas da Microsoft. Para os fãs de Elder Scrolls e jogos online, resta acompanhar como a nova liderança do estúdio conduzirá os futuros passos do estúdio e se haverá novas oportunidades para projetos ambiciosos na indústria de jogos.

