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Você sabia que os jogos, especialmente os jogos de tabuleiro e digitais, podem ser poderosas ferramentas para o ensino da metodologia científica e a popularização da ciência? Recentemente, pesquisas e iniciativas no Brasil têm mostrado como o universo dos games pode transformar a forma como estudantes e a sociedade aprendem e se relacionam com a pesquisa científica.
O uso de jogos para ensinar metodologia científica se baseia na ideia de que jogar se assemelha ao processo científico: propor hipóteses, testá-las, analisar resultados e reformular experimentos similares à dinâmica dos games digitais e analógicos. Estudos revelam que bons jogos educacionais incorporam essas etapas, permitindo que os jogadores desenvolvam habilidades investigativas e críticas essenciais para a ciência, tornando o aprendizado mais envolvente e efetivo[1][2].
Um exemplo inspirador vem do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que criou o “Jogo do Incaper”. O objetivo é democratizar a ciência, permitindo que estudantes e o público geral tenham acesso aos resultados de pesquisas científicas por meio de um jogo de tabuleiro interativo e moderno, que pode até ser jogado em eventos e escolas usando um tapete gigante de tabuleiro. Este projeto, vencedor do Prêmio Inoves, busca aproximar a ciência da realidade local, facilitando a compreensão e o interesse pela pesquisa científica entre jovens que muitas vezes não têm acesso a laboratórios ou recursos tecnológicos[4].
Além disso, jogos têm sido utilizados para combater a desinformação, outra vertente fundamental do ensino científico atual. Jogos interativos ajudam as pessoas a identificar e combater fake news, promovendo uma sociedade mais crítica e informada. A participação ativa no jogo permite entender o funcionamento das notícias falsas e aguçar a capacidade de análise do usuário[5].
Na área da pesquisa acadêmica, há ainda avanços que ligam jogos à metodologia científica, mostrando que o uso de jogos não é apenas recreativo, mas pode ser uma estratégia rigorosa de ensino, desde que haja planejamento e desenvolvimento metodológico adequados. Pesquisadores estão explorando como estruturar jogos que ao mesmo tempo ensinem e avaliem competências científicas, superando desafios nesse campo para que o aprendizado seja sólido e aplicável[6].
A ciência por meio dos jogos promove não só o aprendizado técnico, mas também a construção de um pensamento crítico, reflexivo e engajado, fundamental para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Assim, o que antes parecia apenas um entretenimento, revela-se uma “mina de ouro” para a educação e para o fortalecimento da cultura científica na sociedade.
Conhecer e utilizar esses jogos é um passo importante para ampliar o acesso ao conhecimento científico com criatividade e interatividade. Seja estudante, professor ou curioso, mergulhar nesse universo pode abrir portas para um aprendizado dinâmico, acessível e efetivo – transformando a forma de enxergar e praticar a ciência em nosso dia a dia.

