Indie Game Awards retira prêmios de Clair Obscur por uso de IA

Indie Game Awards retira prêmios de Clair Obscur por uso de IA
Indie Game Awards retira prêmios de Clair Obscur por uso de IA

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🚨 **Polêmica nos Indie Game Awards 2025: Clair Obscur: Expedition 33 perde prêmios de Jogo do Ano e Melhor Estreia por uso de IA generativa!** 🚨

Vocês lembram do **Clair Obscur: Expedition 33**, o RPG indie que explodiu em 2025? Ele dominou o The Game Awards com **9 vitórias**, incluindo GOTY, e quebrou recordes como o jogo mais premiado da história do evento. Desenvolvido pela **Sandfall Interactive** (estúdio francês pequeno) e publicado pela **Kepler Interactive**, o título impressionou com visuais inspirados em Belle Époque francesa, combate por turnos tático e uma narrativa profunda sobre uma expedição contra uma entidade mortal chamada Paintress[1][2][3].

Mas na quinta-feira (18/12), durante os **Indie Game Awards 2025**, ele levou **Game of the Year** e **Best Debut Game**. A celebração durou pouco: no dia seguinte, os organizadores retiraram os prêmios! Motivo? Uso de **IA generativa** na produção, violando as regras rígidas do evento[1][3].

De acordo com o comitê de nomeação dos IGAs: “Temos uma postura dura contra gen AI em videogames. Ao submeter o jogo, um representante da Sandfall afirmou que **nenhuma IA foi usada**. Mas no dia da premiação, confirmaram o uso de arte gerada por IA, o que desqualifica o jogo”[1][3]. Especificamente, texturas **AI-geradas** foram vistas por fãs logo após o lançamento em abril, em uma área do jogo. A Sandfall removeu silenciosamente via patch, chamando de “textura placeholder”, sem alarde[1][2][3].

Em junho, o cofundador **François Meurisse** admitiu em entrevista ao El País: “Usamos um pouco de IA, mas não muito”. O artigo foi atualizado depois para dizer que “não há elementos feitos com IA generativa no jogo final”[3]. Defensores argumentam que foi só um **placeholder temporário** para agilizar o desenvolvimento – artistas humanos criaram os assets finais. “É comum em dev, sem questões éticas, e o jogo é incrível”, dizem comunidades como Hacker News[2].

Agora, os novos vencedores são **Blue Prince** (GOTY) e **Sorry We’re Closed** (Best Debut)[1][3]. Isso levanta debates quentes:
– **IA em games**: Inevitável? Estúdios como Ubisoft já usam em builds finais, e devs de RPGs como Divinity admitem protótipos com IA[3].
– **Indie de verdade?** Clair Obscur tem orçamento milionário e publisher – cabe em “indie”?[1]
– **Regras salvas**: Como em competições de TCG, erro técnico desqualifica, mesmo com jogo top[2].

O que acham? IA deve ser banida de prêmios indie? Ou é ferramenta válida se não no produto final? Clair Obscur segue como obra-prima – joguem e tirem suas conclusões! 🔥

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