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Anthem, lançado pela BioWare em 2019, é um dos maiores exemplos de projeto que, apesar do potencial inicial, se transformou em um fracasso retumbante para a Electronic Arts. O jogo, que tinha como proposta ser um título online com grande foco na experiência ao vivo, enfrentou uma série de problemas graves desde o desenvolvimento, como indecisão na liderança, mudanças abruptas e dificuldades técnicas causadas pelo uso do motor gráfico Frostbite, que não estava adequado para as ambições da equipe. A pressão e os conflitos entre os estúdios em Edmonton e Austin agravaram ainda mais a situação, resultando em um produto final abaixo do esperado, tanto em termos de jogabilidade quanto de conteúdo. Muitos recursos inovadores que foram exibidos inicialmente, como o sistema de sobrevivência e tempestades dinâmicas, acabaram sendo cortados. O lançamento decepcionante acarretou perda de confiança dos jogadores, algo que a BioWare nunca conseguiu reverter completamente. Em 2025, a EA anunciou o encerramento oficial dos servidores do Anthem para janeiro de 2026, deixando o jogo inacessível, já que todo seu conteúdo depende da conexão online.
Esse fracasso de Anthem está inserido em um contexto mais amplo das dificuldades recentes da Electronic Arts. A empresa sofreu quedas significativas em seu valor de mercado, perdendo cerca de 6 bilhões de dólares em 2025, devido também ao desempenho insatisfatório de outros títulos importantes, como EA Sports FC 25 e Dragon Age: The Veilguard. O EA Sports FC 25, por sua vez, atraiu críticas por não conseguir manter a base de jogadores e repetiu problemas como queda no engajamento e insatisfação com mudanças na jogabilidade. Essa situação levou a uma retração no mercado financeiro e seguidos cortes de pessoal, especialmente na BioWare, que foi reduzida a menos da metade do seu tamanho em poucos anos.
Apesar das correções e atualizações lançadas pela EA para tentar recuperar a confiança do público, o cenário atual mostra um momento delicado para a gigante dos games, que precisa equilibrar a inovação e a qualidade para reverter a perda da reputação adquirida em décadas no mercado. O caso Anthem é um exemplo marcante de como a má gestão e problemas técnicos podem derrubar até mesmo projetos promissores, evidenciando que um bom conceito precisa ser sustentado por uma execução alinhada e pela satisfação dos jogadores.
Fontes: GameVicio (2025), TecMundo (2025), IGN (2025), análises do desenvolvimento de Anthem via vídeo documental (2023-2025).

