Assassin’s Creed Shadows traz stealth e samurais no Japão feudal em 2025

Assassin's Creed Shadows traz stealth e samurais no Japão feudal em 2025

Assassin's Creed Shadows traz stealth e samurais no Japão feudal em 2025

Assassin’s Creed Shadows, lançado em 2025, traz uma experiência renovada na franquia ao ambientar sua ação no Japão feudal, com um foco maior na furtividade e exploração tática. O jogo apresenta dois protagonistas jogáveis, Naoe, uma ágil shinobi, e Yasuke, um samurai poderoso de origem africana, cujas habilidades são profundas e complementares. Essa dualidade oferece ao jogador diferentes estilos de combate e furtividade, além de uma narrativa entrelaçada em um cenário histórico rico e turbulento[1][4][6].

Um dos grandes destaques do game é o mundo aberto, do tamanho comparável a Assassin’s Creed Origins, que evolui com o ciclo das estações, refletindo no gameplay por meio de alterações ambientais, como águas congeladas no inverno ou vegetação densa na primavera. A jogabilidade se aprofunda em mecânicas inovadoras, como a possibilidade de rastejar no chão, manipulando sombras para se manter invisível, e o uso de um gancho para parkour, ampliando opções para infiltração e mobilidade. Além disso, o jogo não utiliza a tradicional “visão da águia” para revelar inimigos através das paredes; em vez disso, NPCs hostis são indicados por cores durante a exploração, exigindo mais atenção e estratégia do jogador[1][4].

Outro ponto importante é a ausência do famoso modo Discovery Tour, antes presente em títulos como Origins, Odyssey e Valhalla. Esse modo era uma espécie de passeio educativo, livre de combates, onde o jogador podia explorar e aprender sobre o contexto histórico do jogo. Em Assassin’s Creed Shadows, a Ubisoft optou por integrar o conteúdo histórico diretamente na campanha principal, oferecendo informações sobre a cultura e eventos do Japão feudal de forma fluida e imersiva, o que marca o fim dessa tradição educativa independente na franquia[3].

No que diz respeito ao multiplayer, rumores e insiders indicam que Assassin’s Creed Shadows pode receber futuramente um modo cooperativo chamado “League”, permitindo que dois jogadores explorem o Japão juntos, cada um controlando um dos protagonistas. Essa funcionalidade estaria sendo desenvolvida há algum tempo, mas deve chegar como conteúdo pós-lançamento. Além disso, a Ubisoft continua trabalhando em outros projetos da franquia, incluindo Assassin’s Creed Invictus, com foco em multiplayer, e um remake de Black Flag[2].

O arsenal disponível é inspirador e historicamente detalhado, com armas típicas da época e região, como katanas, marretas kanabō, lanças yari, shurikens e kusarigamas — cada uma com sua própria árvore de habilidades que permite ao jogador desenvolver proficiências específicas ao longo da jornada[1][4].

Por fim, a Ubisoft está empenhada em oferecer uma experiência de exploração profunda, em que o jogador deve buscar informações manualmente, sem excessos de ícones ou marcações — um convite à investigação e ao uso de espiões para localizar alvos, reforçando o clima de espionagem e furtividade típico dos shinobis[5].

Em suma, Assassin’s Creed Shadows se destaca não apenas pela ambientação única no Japão feudal e pela diversidade de personagens jogáveis, mas também por sua evolução na abordagem de stealth, combate e exploração, tornando-se uma das experiências mais imersivas da série até hoje.

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