Dan Houser, cofundador da Rockstar Games, revelou detalhes inéditos sobre projetos abandonados e os desafios enfrentados no desenvolvimento dos jogos da empresa. Durante uma longa entrevista, Houser explicou que um DLC para GTA 5, que teria o personagem Trevor como agente secreto, estava em desenvolvimento até cerca de 50% e foi cancelado porque não “estava progredindo tão bem quanto esperávamos”. Ele acredita que, se esse conteúdo tivesse sido lançado, a Rockstar talvez não tivesse conseguido dedicar tempo para criar Red Dead Redemption 2, mostrando como decisões difíceis são parte do processo criativo.
Além disso, Houser comentou sobre um projeto chamado Agent, um jogo no estilo James Bond ambientado em mundo aberto, que nunca teve um período histórico ou história definidas devido às dificuldades em manter a tensão típica de um thriller de espionagem dentro da liberdade exploratória de um game com mundo aberto. Outro projeto cancelado envolvia uma temática medieval, que também não avançou além dos estágios iniciais de desenvolvimento.
Dan Houser, que deixou a Rockstar em 2020, foi um dos principais roteiristas e produtores dos títulos mais renomados da empresa, como Grand Theft Auto III, IV e V, além da série Red Dead Redemption. Após sua saída, ele fundou um novo estúdio, Absurd Ventures in Games, focado em criar novos universos em diversas mídias, incluindo games e literatura, como seu livro recente “A Better Paradise Volume One: An Aftermath”.
Sobre o futuro de GTA, Houser não está envolvido diretamente em GTA 6, mas estima com convicção que o jogo terá um lançamento recorde, dada a enorme antecipação dos fãs. Ele destaca que o sucesso financeiro é fundamental para sustentar grandes equipes de desenvolvimento e manter as operações da empresa, mas sempre desejou focar na qualidade das histórias e na inovação dentro dos jogos.
A trajetória de Dan Houser é marcada pela revolução que ele e seu irmão Sam trouxeram à indústria dos games, elevando o padrão narrativo e a ambição dos jogos para mundo aberto. A Rockstar consolidou-se como uma referência global, fazendo lançamentos com recordes de vendas e títulos cultuados pela profundidade de seus enredos e personagens complexos.
Em suma, os bastidores da Rockstar refletem a complexidade de equilibrar criatividade, gestão e expectativas de mercado, onde ideias grandiosas muitas vezes ficam pelo caminho para dar lugar a projetos que definiram uma geração de jogadores e revolucionaram a cultura dos videogames.
