Xbox e Avalanche Studios confirm que o desenvolvimento ativo de Contraband, aguardado jogo cooperativo de ação em mundo aberto, foi interrompido após quatro anos de silêncio desde seu anúncio em 2021. Embora a palavra “cancelamento” não tenha sido oficialmente usada, a situação indica que o projeto permanece em um limbo indefinido, com o futuro sendo avaliado pelos responsáveis. Contraband prometia um cenário ambientado na fictícia ilha de Bayan dos anos 1970, um “paraíso dos contrabandistas” focado em uma experiência cooperativa, desenvolvido pelo estúdio conhecido pela franquia Just Cause.
A decisão ocorre em meio a uma série de cortes e cancelamentos na Xbox Game Studios Publishing, que recentemente dispensou cerca de 9 mil funcionários globalmente, impactando múltiplos projetos e estúdios, incluindo o encerramento da equipe por trás do aguardado Perfect Dark. Apesar de nenhuma demissão adicional estar prevista especificamente devido à pausa em Contraband, a medida reflete um momento de reavaliação estratégica por parte da Microsoft em sua divisão de jogos.
Curiosamente, o trailer de revelação de Contraband, acompanhado pela canção Do It Again da banda Steely Dan, foi removido recentemente, gerando especulações sobre o status do jogo. Além disso, vagas de emprego para o projeto apareceram até pouco tempo antes da paralisação, o que sugere que a decisão de interromper o desenvolvimento foi tomada recentemente e ainda pode evoluir.
O cenário mais amplo aponta para um ajuste nas prioridades da Microsoft, que mantém outros títulos antecipados em desenvolvimento, como o Ninja Gaiden 4 em parceria com Koei Tecmo e PlatinumGames, além do horror experimental OD com Kojima Productions. A estratégia parece estar focada em consolidar recursos para projetos com maior potencial de sucesso e retorno financeiro, deixando Contraband em suspenso.
Essa pausa representa um revés para fãs que aguardavam um jogo com forte componente cooperativo e ambientação única, mas também o momento é reflexo das mudanças no mercado de games, onde estúdios e publisher necessitam equilibrar inovação com sustentabilidade financeira. Resta acompanhar os próximos anúncios para saber se Contraband será eventualmente retomado ou definitivamente encerrado, assim como para entender como essa conjuntura afetará os rumos da Xbox Game Studios Publishing e seus parceiros externos.
