A mecânica de WASD finalmente sai do servidor de testes e chega aos servidores oficiais de League of Legends nesta quarta-feira, no patch 25.24. Esse sistema foi anunciado originalmente em 11 de agosto e representa uma mudança significativa para tornar o jogo mais acessível a novos jogadores.
Segundo o Riot Pabro, a implementação do WASD surgiu da necessidade de aproximar o jogo de pessoas que se afastavam pela falta de familiarização com a movimentação baseada em clique. O principal objetivo é permitir que novos jogadores desfrutem de League of Legends com maior facilidade e menos curva de aprendizado.
Durante a fase de testes no PBE, foram identificados mais de 100 bugs no sistema WASD, o que justifica o tempo levado para o lançamento oficial. A Riot destacou a importância do feedback comunitário nesse processo, tanto para correção de problemas quanto para implementação de novas funcionalidades.
O desenvolvimento incluiu melhorias notáveis como um sistema inteligente de controle com um único botão para movimento em ângulo de 45 graus, reduzindo o desconforto nos dedos dos jogadores. Além disso, foram aprimorados a navegação entre tropas, o deslizamento na parede e a câmera travada dinâmica. Um novo sistema de ataque básico também foi implementado, permitindo que jogadores com prática alternem ataques e movimentos de forma semelhante à experiência do clique para mover.
Vale ressaltar que o WASD segue um caminho específico de implementação: iniciou no PBE, depois chegará aos modos não-ranqueados e posteriormente será disponibilizado em partidas ranqueadas e competitivas.
