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DOMÍNIO CHINÊS NO MERCADO DE ELÉTRICOS: A TOYOTA SEGUE SEU PRÓPRIO CAMINHO
Das dez montadoras que mais venderam carros elétricos em 2025, cinco são chinesas. Juntas, essas fabricantes já controlam aproximadamente 43% do mercado global de elétricos, consolidando um domínio impressionante na indústria automotiva.
Enquanto marcas como BYD, Geely e Leapmotor aceleram a produção de veículos totalmente elétricos, a Toyota mantém sua estratégia de múltiplos caminhos. Seus veículos eletrificados agora representam quase 47% de suas vendas em 2025, mas a marca aposta fortemente em híbridos e híbridos plug-in como principal solução.
NO BRASIL, A INVESTIDA CHINESA GANHA FORÇA
O Brasil já se tornou um polo atrativo para montadoras chinesas. Geely e Renault investem R$ 3,8 bilhões no Complexo Ayrton Senna em Curitiba para produzir elétricos e híbridos a partir de 2026. A Stellantis confirmou que a Leapmotor também produzirá veículos em Pernambuco no mesmo período.
Especialistas estimam que a participação chinesa nas vendas brasileiras alcançará 8,8% em 2025, 10,3% em 2027 e 12,5% em 2030. Hoje, mais de 12 fabricantes chinesas operam no país, com previsão de chegar a 16 até o final do ano.
A DIFERENÇA DE ESTRATÉGIA
Enquanto chinesas apostam em eletrificação acelerada, a Toyota prioriza híbridos. O novo Corolla 2025 oferece motor 1.5 aspirado, turbo, híbrido plug-in com até 2.100 km de autonomia e opção elétrica pura. A Hilux também ganhará versão elétrica e a hidrogênio na Austrália a partir de 2026 e 2028, respectivamente.
A marca japonesa também estende o ciclo de vida de seus modelos de sete para até nove anos, permitindo maior investimento em eletrificação gradual e atualizações por software.
NO MERCADO DE USADOS, CHINESAS JÁ DOMINAM
A OLX registrou que o Caoa Chery iCar foi o carro elétrico usado mais vendido em seu primeiro trimestre de 2025. BYD, GWM e Chery já fazem parte das decisões de compra de milhares de brasileiros pela combinação de design moderno, tecnologia embarcada e preços competitivos.
O cenário está claro: enquanto montadoras chinesas aceleram a eletrificação em massa, a Toyota segue seu caminho de diversificação tecnológica, apostando que consumidores ainda preferem híbridos e que a eletrificação total será um processo mais longo, especialmente no segmento comercial.

