Death Stranding 2: On the Beach, exclusivo para PlayStation 5, traz uma curiosidade surpreendente em seus créditos: a participação da Nintendo, mais precisamente de sua subsidiária de animação e captura de movimento, a Nintendo Pictures. Essa colaboração inesperada ocorre porque o desenvolvimento de Death Stranding 2 começou em 2022, quando a Nintendo adquiriu a empresa anteriormente conhecida como Dynamo Pictures, especializada em computação gráfica e captura de movimentos, e que já vinha trabalhando em projetos importantes dentro e fora do universo Nintendo.
Antes da aquisição pela Nintendo, Dynamo Pictures já havia contribuído para o primeiro Death Stranding, bem como para outros títulos renomados como Final Fantasy XIII-2, Persona 5, Nier Replicant e Monster Hunter World. Com a compra, a empresa foi renomeada para Nintendo Pictures e passou a focar principalmente em jogos da Nintendo, colaborando em grandes lançamentos como The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, Pikmin 4 e Super Mario Bros. Wonder. No entanto, a participação em Death Stranding 2 foi uma exceção, provavelmente resultado de contratos assinados antes da aquisição ou da continuidade de um relacionamento profissional já estabelecido com a Kojima Productions.
O envolvimento da Nintendo Pictures no jogo se deu principalmente na área de captura de movimentos, com diretores, editores, coordenadores e assessores especializados trabalhando para garantir a qualidade visual e a fluidez das animações, aspecto crucial para a imersão e narrativa característica da série Death Stranding. Essa colaboração evidencia como o mercado de desenvolvimento de jogos tem fronteiras cada vez mais flexíveis, permitindo que estúdios tradicionalmente associados a plataformas concorrentes se engajem em projetos multiplataforma, apesar das exclusividades de lançamento.
Death Stranding 2 expande o universo pós-apocalíptico criado por Hideo Kojima, mantendo a atmosfera única do primeiro jogo de 2019, em que o protagonista enfrenta um mundo fragmentado por fenômenos sobrenaturais, precisando reconectar comunidades isoladas. A produção do jogo contou não só com o suporte da Sony por meio do PlayStation Studios, mas também com essa importante contribuição técnica da Nintendo Pictures, reforçando a complexidade e o alto nível de cooperação que envolvem jogos AAA atualmente.
Essa colaboração inesperada entre Nintendo e Kojima Productions gera um interessante debate sobre a dinâmica do desenvolvimento de jogos contemporâneos, onde qualidade e especialização são prioridades que podem superar tradicionais barreiras comerciais. Para os fãs, essa união pode representar uma garantia de que Death Stranding 2 entregará não apenas uma experiência narrativa profunda, mas também visualmente impressionante, resultado da sinergia entre grandes nomes da indústria.
