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A mais recente expansão do jogo Pokémon TCG Pocket, chamada Wisdom of Sea and Sky, enfrentou uma grande polêmica ao ser lançada, devido à acusação de plágio em duas cartas muito valorizadas pelos jogadores: Ho-Oh EX e Lugia EX em suas versões imersivas. Essas cartas apresentavam artes que se revelaram praticamente idênticas a uma ilustração feita por um artista fã conhecido como Lanjiujiu, que publicou sua obra original em 2021.
Em resposta às denúncias, A The Pokémon Company reconheceu publicamente o problema e explicou que houve um erro durante a produção. Segundo o comunicado oficial, a equipe responsável pela produção das cartas forneceu materiais de referência incorretos para o ilustrador contratado, fazendo com que ele usasse como base a arte de fã inadvertidamente. Como medida, as cartas de Ho-Oh EX e Lugia EX foram temporariamente removidas do jogo e substituídas por marcadores que indicam “nova arte em breve”. A empresa também declarou estar conduzindo uma investigação mais ampla para garantir que não haja outras situações semelhantes no jogo.
Essa ação rápida foi bem recebida pela comunidade de jogadores, que valoriza a transparência e o compromisso com a integridade do conteúdo. Apesar de o incidente ser uma falha importante no processo de controle de qualidade, a postura da desenvolvedora indicou que não haverá comprometimento na experiência dos usuários, que poderão conservar as cartas já obtidas enquanto aguardam as novas versões oficiais.
Além do impacto imediato, o caso reacendeu um debate relevante sobre o uso indevido de obras feitas por fãs em produções comerciais. Artistas amadores frequentemente criam trabalhos incríveis inspirados em franquias conhecidas, mas é fundamental respeitar os direitos autorais e estabelecer processos rigorosos para evitar a apropriação indevida dessas criações, especialmente em produtos oficiais com alcance global.
Vale destacar que as cartas imersivas possuem animações e interações especiais que aumentam a imersão do jogador. Pois, a remoção temporária dessas animações no Ho-Oh EX e Lugia EX causou um impacto visual, mas representa um esforço da empresa para corrigir a situação da melhor forma possível.
Esse episódio mostra a importância de práticas éticas e intensificação do controle interno nas empresas, principalmente em produtos que envolvem colaborações externas e grandes comunidades de fãs atentos. A Pokémon Company reafirmou sua dedicação em entregar experiências confiáveis e de alta qualidade, enquanto a comunidade aguarda as novas artes e acompanha as atualizações.
Em suma, a situação ilustra como até grandes franquias precisam estar atentas à autoria e à procedência dos conteúdos para evitar transtornos, e reforça a relevância de reconhecer e respeitar os criadores originais no universo dos games e das artes digitais.

