Alan Weslley Games Noticias Tech, Carros, Notícias, Bill Gates, tech Porsche 959 de Bill Gates muda leis para carros exóticos nos EUA

Porsche 959 de Bill Gates muda leis para carros exóticos nos EUA

Porsche 959 de Bill Gates muda leis para carros exóticos nos EUA

Porsche 959 de Bill Gates muda leis para carros exóticos nos EUA

Bill Gates comprou um Porsche 959 em 1987, quando o supercarro alemão era um dos modelos mais avançados e exclusivos do mundo, equipado com um motor biturbo de seis cilindros, 2,8 litros e 450 cavalos de potência, capaz de atingir velocidades máximas em torno de 317 km/h. No entanto, ao chegar aos Estados Unidos, o carro foi retido pela alfândega de Seattle porque não cumpria as rigorosas normas americanas de segurança veicular e emissões, já que a Porsche optou por homologá-lo apenas com os padrões europeus, recusando-se a realizar os testes exigidos nos EUA por conta do alto custo e da baixa rentabilidade desse processo para a marca. Isso impossibilitou a circulação legal do Porsche 959 em vias públicas americanas[1][4].

Determinado a ter seu carro, Bill Gates enfrentou uma situação inédita: seu Porsche ficou retido na alfândega por 13 anos. Durante esse período, ele pagou uma multa diária de 28 dólares para manter o veículo armazenado legalmente nos depósitos portuários, totalizando mais de 138 mil dólares em taxas. A longo prazo, a perseverança de Gates ajudou a influenciar mudanças na legislação americana relativas à importação de veículos exóticos.

Em 1999, foi criada a lei “Show or Display”, que permite a importação e circulação limitada de carros considerados importantes para a cultura automotiva, mesmo que não atendam às normas padrão da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) e da Environmental Protection Agency (EPA). Graças a essa legislação, o Porsche 959 de Gates foi liberado para uso, mas com limite anual de quilometragem para preservar sua condição. Hoje, como todos os modelos 959 têm mais de 25 anos, eles não mais precisam cumprir essas normas restritivas para trânsito nos EUA[4].

O Porsche 959 foi pioneiro em diversos aspectos tecnológicos, como tração integral, suspensão ajustável eletronicamente e uso de materiais leves como kevlar e alumínio. Produzido em apenas 337 unidades, ele é uma verdadeira raridade e um marco na história dos supercarros. A história de Bill Gates e seu Porsche 959 ilustra a paixão do empresário por inovação, engenharia e carros excepcionais, além do impacto que ele teve ao ajudar a flexibilizar regras rígidas para veículos exóticos nos Estados Unidos[1][2][4].

Sair da versão mobile