Valve Lança Nova Geração Steam Machine, Controller e VR para 2026

Valve Lança Nova Geração Steam Machine, Controller e VR para 2026
Valve Lança Nova Geração Steam Machine, Controller e VR para 2026

NOVIDADE 🤩📲 SIGA NOSSO CANAL NO WHATSAPP: https://alanweslley.com.br/6yrc

A Valve acaba de anunciar uma nova geração da Steam Machine, um mini PC gamer compacto e poderoso que promete transformar a experiência de jogos no PC a partir de 2026. Com hardware semipersonalizado da AMD, que inclui uma CPU Zen 4 de 6 núcleos e GPU RDNA3 com 28 unidades de computação, o dispositivo oferece desempenho capaz de rodar jogos em 4K a 60 fps, equilibrando potência e portabilidade. São duas versões disponíveis com SSD NVMe de 512 GB e 2 TB, 16 GB de RAM DDR5 e 8 GB de VRAM GDDR6, tudo operando sob o sistema SteamOS 3, mas permitindo ao usuário instalar outros sistemas caso deseje[1][3].

O novo Steam Controller acompanha a linha trazendo inovação com sensores magnéticos TMR que aumentam a durabilidade e sensibilidade, além do sistema “Grip Sense” que ativa o giroscópio automaticamente ao segurar o controle. Ele possui dois trackpads sensíveis ao toque e motores táteis lineares que garantem resposta tátil realista, visando melhorar a precisão e conforto na jogabilidade[1].

Além disso, a Valve revelou o Steam Frame, um headset de realidade virtual com tecnologia de rastreamento foveado — que otimiza o processamento gráfico focando onde o usuário está olhando. O aparelho tem resolução de 2160 x 2160 pixels por lente, taxa de atualização de até 144 Hz e câmeras internas de rastreamento ocular, além de alto-falantes estéreo com cancelamento de vibrações para áudio imersivo. Essa linha de produtos prioriza integração total, usando o SteamOS 3 e comunicação via LEDs infravermelhos[1].

Vale destacar que essa volta da Valve ao mercado de hardware busca oferecer uma experiência gamificada completa e integrada, aproveitando a vasta biblioteca da Steam e fornecendo aos jogadores componentes atualizados e voltados especificamente para jogos. Essa estratégia surge após o insucesso da Steam Machine original em 2015, mas com avanços tecnológicos que prometem maior desempenho, usabilidade e versatilidade[3][4].

Em paralelo, a Steam permanece uma plataforma dominante na distribuição de jogos para PC, com 72% dos desenvolvedores considerando-a quase um monopólio por sua abrangência e influência no mercado. Isso reflete a importância da Valve em reunir ecossistemas de hardware e software para oferecer experiências robustas, embora também gere preocupações em relação à dependência da plataforma[5].

Com lançamento previsto para o início de 2026, a nova Steam Machine, o Steam Controller e o Steam Frame representam um ambicioso esforço da Valve para consolidar seu espaço diante do avanço de consoles e a crescente demanda por experiências imersivas e de alta performance no mundo dos games. Essa aposta reforça a tendência de convergence entre PCs personalizados para jogos, controladores avançados e realidade virtual de alta tecnologia, proporcionando aos jogadores novidades relevantes para os próximos anos[1][3].