Alan Weslley Games Noticias tech, Notícias, Tech Montadoras chinesas dominam elétricos enquanto Toyota prioriza estratégia de híbridos

Montadoras chinesas dominam elétricos enquanto Toyota prioriza estratégia de híbridos

Montadoras chinesas dominam elétricos enquanto Toyota prioriza estratégia de híbridos

Montadoras chinesas dominam elétricos enquanto Toyota prioriza estratégia de híbridos

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DOMÍNIO CHINÊS NO MERCADO DE ELÉTRICOS: A TOYOTA SEGUE SEU PRÓPRIO CAMINHO

Das dez montadoras que mais venderam carros elétricos em 2025, cinco são chinesas. Juntas, essas fabricantes já controlam aproximadamente 43% do mercado global de elétricos, consolidando um domínio impressionante na indústria automotiva.

Enquanto marcas como BYD, Geely e Leapmotor aceleram a produção de veículos totalmente elétricos, a Toyota mantém sua estratégia de múltiplos caminhos. Seus veículos eletrificados agora representam quase 47% de suas vendas em 2025, mas a marca aposta fortemente em híbridos e híbridos plug-in como principal solução.

NO BRASIL, A INVESTIDA CHINESA GANHA FORÇA

O Brasil já se tornou um polo atrativo para montadoras chinesas. Geely e Renault investem R$ 3,8 bilhões no Complexo Ayrton Senna em Curitiba para produzir elétricos e híbridos a partir de 2026. A Stellantis confirmou que a Leapmotor também produzirá veículos em Pernambuco no mesmo período.

Especialistas estimam que a participação chinesa nas vendas brasileiras alcançará 8,8% em 2025, 10,3% em 2027 e 12,5% em 2030. Hoje, mais de 12 fabricantes chinesas operam no país, com previsão de chegar a 16 até o final do ano.

A DIFERENÇA DE ESTRATÉGIA

Enquanto chinesas apostam em eletrificação acelerada, a Toyota prioriza híbridos. O novo Corolla 2025 oferece motor 1.5 aspirado, turbo, híbrido plug-in com até 2.100 km de autonomia e opção elétrica pura. A Hilux também ganhará versão elétrica e a hidrogênio na Austrália a partir de 2026 e 2028, respectivamente.

A marca japonesa também estende o ciclo de vida de seus modelos de sete para até nove anos, permitindo maior investimento em eletrificação gradual e atualizações por software.

NO MERCADO DE USADOS, CHINESAS JÁ DOMINAM

A OLX registrou que o Caoa Chery iCar foi o carro elétrico usado mais vendido em seu primeiro trimestre de 2025. BYD, GWM e Chery já fazem parte das decisões de compra de milhares de brasileiros pela combinação de design moderno, tecnologia embarcada e preços competitivos.

O cenário está claro: enquanto montadoras chinesas aceleram a eletrificação em massa, a Toyota segue seu caminho de diversificação tecnológica, apostando que consumidores ainda preferem híbridos e que a eletrificação total será um processo mais longo, especialmente no segmento comercial.

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