Final Fight LNS é um beat’em up que mistura conceitos e movimentos tanto desse gênero quanto do gênero de luta. Possui um revolucionário e inovador sistema de warping baseado em “cancelamento”, que nos permite vincular movimentos especiais dentro de outros, podendo assim realizar um número muito alto de acertos. O jogo também foi projetado para que sua dificuldade diminua consideravelmente à medida que aprendemos e executamos esse sistema, de modo que a curva de aprendizado é íngreme. Em outras palavras, o jogo nos recompensará à medida que aprendemos a infligir o máximo de dano aos inimigos.
A lista de personagens jogáveis consiste em 120 (114 + 4 ocultos + 2 super ocultos), combinando lutadores de várias das sagas de maior sucesso da Capcom, como: Final Fight, Street Fighter II, Street Fighter III, Street Fighter IV, Street Fighter Alpha, Cadillacs and Dinosaurs, Captain Commando, Alien vs Predator, Battle Circuit, Punisher, Knights of the Round, Warriors of Fate, Marvel vs Capcom e Capcom vs SNK. Apesar do amplo repertório, cada personagem é equilibrado e organizado para que a experiência de jogo seja ótima, escolhemos o personagem que escolhemos e temos a possibilidade de terminar o jogo sem continuar com nenhum dos 120 personagens e em nenhum dos modos de jogo.
Na seção musical selecionamos temas que vão desde temas clássicos até versões (ou covers) desses temas feitas por pessoas com muito talento para a música, passando por temas que nada têm a ver com o mundo dos videogames como ” synthwave” músicas. . Cada parte de cada fase tem um tema diferente, tornando a experiência de jogá-la menos monótona e agradável para o jogador.
Em relação ao controle, o jogo consiste em um direcional e 3 botões (mais um botão que não mostrará a lista de movimentos do personagem em nenhum momento do jogo) para realizar todas as ações permitidas, tanto movimentos básicos quanto movimentos especiais. Na seção de movimentos básicos poderemos realizar muitas ações com cada lutador, tanto ofensivas quanto defensivas ou evasivas. Então a sensação de liberdade quando se trata de controle é muito satisfatória. Entre esses movimentos teremos: correr, mover-se verticalmente enquanto corre, pular, pular para trás, pular verticalmente, bloquear ataques e realizar contra-ataques.
Nos menus, teremos diferentes modos de jogo, cada um com diferentes modos de dificuldade, para que possamos sempre escolher uma opção que se adapte ao nosso nível e ao nosso tempo. Além do jogo convencional, temos vários modos como: Capcom All Stars, Capcom All Stars Special Mode, Marathon, Boss Rush, Volleybred, Versus Mode e Practice das fases Bonus. Também temos um excelente modo de treinamento para poder experimentar tudo o que queremos de qualquer personagem.
No desenvolvimento das fases queríamos manter a essência do primeiro Final Fight, de forma que a ação se passasse em Metro City. É por isso que recriamos os cenários mais característicos desta franquia e os misturamos com outros que, em nossa opinião, mantêm sua essência e trazem um ar fresco a eles.
Final Fight LNS não possui um sistema próprio para jogar online, mas hoje esse problema é corrigido com programas como o Parsec, que recomendamos fortemente para poder jogar Final Fight cooperativamente sem nenhum problema.